27º Agrinordeste começa nesta terçafeira (24)

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) realiza de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, a 27ª edição do Agrinordeste, o maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste. Em 2019, a mostra ocupará uma área de mais de nove mil metros quadrados do Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco, registrando um crescimento de 33% em relação a 2018. O evento é gratuito e aberto ao público. São esperados mais de 40 mil visitantes.

Pela primeira vez, o Seminário será realizado no Pavilhão de Feiras do Cecon, possibilitando maior interação entre as atrações do Agrinordeste. As palestras ocorrerão simultaneamente em nove auditórios. Na ocasião, os participantes terão acesso a informações atualizadas de mercado, tecnologias e políticas públicas.

Em sua sétima edição, a mostra contará com estandes de insumos, equipamentos e máquinas voltadas para o setor. Dentro da programação do Seminário, palestras serão apresentadas e debatidas por especialistas locais e nacionais. As temáticas das apresentações tratam de manejo, mercado e legislação. 

A novidade desta edição é o Show de Churrasco, da 19ª Reunião Itinerante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Programa Brasil Mais Cooperativo. O Show do Churrasco promove oficinas com o Embaixador do Churrasco, Mauro Camargo, vindo do Rio Grande do Sul, para ensinar em detalhes, como preparar adequadamente diversos tipos de churrascos, com variadas carnes e cortes. Também haverá oportunidade para degustar, compartilhar dicas e esclarecer dúvidas.

O Programa Brasil Mais Cooperativo apresenta produtos de cooperados de diversas partes do País, nos 35 estandes que ocupará durante o 27º Agrinordeste. A iniciativa visa apoiar o cooperativismo rural brasileiro por meio da oferta de assistência especializada.

A Feira de Produtos do Campo receberá caravanas de empreseas de todo o Nordeste, ofertando aos visitantes artigos de qualidade diretamente das fazendas como produtos lácteos, avícolas, derivados dos caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.  Esse espaço também abrigará fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, além de serviços e tecnologias para os produtores rurais.

Outra atração são os 16 estandes dos chefs locais na praça da alimentação do Sabor do Campo. Aberto ao público, o espaço reúne várias opções de comidas, com a assinatura dos cozinheiros. Já para os estudantes de gastronomia, o concurso de Novos Talentos, coordenado pelo chef pernambucano César Santos, é uma grande oportunidade para revelar nomes para o mercado. A ação é dividida em três etapas, onde os candidatos são desafiados a apresentar trabalhos de excelência. Outro ponto importante da competição é a utilização de ingredientes regionais disponíveis na Feira de Produtos do Campo, espaço integrado ao Agrinordeste e de pelo menos um produto lácteo.

Já o Show de Lácteos vai premiar os melhores produtos derivados de região. As categorias a serem julgadas são os queijos tipo coalho A e B, queijo de manteiga, queijo inovação e doce de leite. Várias características do produto, tais como aparência, consistência e sabor serão avaliados por profissionais de imprensa, universidades, indústrias e serviços de inspeção, atestando a qualidade dos competidores. O 1º colocado ganhará uma premiação surpresa. Já o 2° colocado receberá certificado de classificação e os demais certificados de participação. Os visitantes do Agrinordeste ainda poderão adquirir os lácteos da competição.

O tema Imposto Território Rural (ITR) será ministrado por Stênio Max Lacerdaauditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e Gerente do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), às 10h 30. Previdência Social e Senar será o assunto abordado por Ivonisa Holanda, coordenadora de Arrecadação do Senar/CE, às 14h.  Contabilidade e agronegócio: Inovações e perspectivas é sobre o que fala Maria do Rosário, mestre em Controladoria pela UFRPE, às 15h30. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC) e da Receita Federal.

SERVIÇO:
27º Agrinordeste
De 24 a 26 de Setembro
No Centro de Convenções de Pernambuco
Horário: Até ás 21h
Entrada Gratuita

Mais informações
www.agrinordeste.com.br/2018/
Fone: (81) 3312 8950 / 99991 0039,
de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail agrinordeste@faepe.com.br